Como estudar para prova da OAB antes do nono período do curso de Direito?

23 DE JUNHO DE 2021 POR GABRIEL PIRES

Como estudar para prova da OAB antes do nono ou décimo período do curso de Direito?

Como bem sabemos o estudo para prova da OAB é bem intenso e deve ser encarado com bastante seriedade, com o intuito de alcançarmos a tão sonhada aprovação, sem muitos sustos.

Tal condição pode ser até mesmo acelerada quando pensamos em estudar para a prova antes que possamos fazê-la. Mas como assim antes? Simples. Estudando para a prova durante a faculdade de Direito e antes nono ou décimo período, que é quando os estudantes podem realizar a prova? Mas como podemos nos organizar para atingir a aprovação com a máxima antecedência. É disso que esse texto irá tratar, demonstrando algumas dicas simples que, seguidas, podem facilitar a tão sonhada “vermelhinha”. Vamos lá?

Dicas de como se preparar durante a faculdade de Direito antes do nono ou décimo período:

Ainda que não tenha sido um método que utilizei para estudar para o exame, alguns amigos e colegas tanto da faculdade que estudei quanto de outras se utilizaram ou utilizam desse método para melhorarem o seu desempenho quando a prova chegar, e tal método podem ser uma possibilidade para que se chegue mais afiado e sem muitos sustos no dia da prova. Com isso, serão passadas algumas dicas sobre uma preparação que ocorresse antes do nono ou décimo período.

1º. Análise dos editais das provas anteriores da OAB, principalmente as mais recentes:

Assim como dito em textos anteriores, a verificação dos editais é de extrema importância. Uma vez que sabemos quais as regras devemos seguir para fazermos a prova sem sustos. Essa mesma situação se encaixa quando estudamos antes para a prova, uma vez que se o que priorizar nos estudos terá mais segurança e confiança quanto à organização nos estudos, pois saberemos o que vamos encontrar no dia da prova, no intuito de não temos surpresas do dia do exame.

Fonte: Tenor

2º. Fazer provas anteriores, tanto de concursos quanto para a prova da OAB:

Também foi um tema discutido em textos anteriores, mas que serve perfeitamente para um estudo com antecedência. Isso ocorre por que as provas anteriores servem para medir os conhecimentos sobre os assuntos da prova e de saber como a OAB costuma cobrar as matérias, bem como a reincidência de conteúdos mais cobrados. Com isso, se atente a fazer o máximo de provas possíveis, como o intuito de não se surpreender com a banca examinadora e estar preparado para os mais diversos assuntos que possam ser cobrados.

Fonte: Tenor

3º. Simular as provas anteriores para não só ter um maior conhecimento sobre o exame, como também saber a matéria para a segunda fase:

Se atente a fazer o máximo de simulados que puder, como intuito de saber mais sobre a prova, como dito na dica anterior, bem como de controlar o tempo para o exame, que tem duração de cinco horas.

Em relação à segunda fase, tendo dúvidas quanto à escolha da matéria para a segunda fase, pegue duas a três provas anteriores mais recentes de cada uma das disciplinas de sua preferência, na qual ou esteja relacionada ao estágio e que você goste ou porque mais se encaixa com você e, até o nono ou décimo período, tente escolher uma disciplina que será a sua para a prova da OAB.

Fonte: Tenor

4º. Análise e pesquisas das atualizações legislativas constantes até o dia da prova:

Com o estudo para o exame com antecedência, pesquise e se atenha as legislações mais recentes para a prova da OAB, destacando os principais pontos de cada dessas atualizações legislativas. Caso não haja questões que se enquadrem com as novas legislações, faça provas anteriores de concursos públicos, como provas da magistratura ou do Ministério Público, por exemplo, para, pelo menos, conseguir ter uma referência de como poderia ser cobrado em um exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Fonte: Tenor

Com essas dicas, o caminho para a prova pode se tornar mais tranquilo e menos cansativo, uma vez saberá com maior precisão como a banca examinadora costuma cobrar os seus assuntos e quais deles são os “queridinhos” da banca, sem contar às regras que precisam ser seguidas para o exame, como os assuntos cobrados, horário de chegada e saída, usam de máscara e etc. Faça um cronograma e se programe, pois no final de tudo o resultado será a tão sonhada a provação.