Como lidar com a ansiedade e pressão da espera pelo resultado da prova da OAB

15 DE DEZEMBRO DE 2020 POR GRAZIELE RODRIGUES

 

Olá, senhores Oabeiros!

Hoje falaremos um pouco sobre a pressão e a ansiedade oriunda da espera pelo resultado da prova da OAB.

Os estudantes e bachareis que buscaram realizar a segunda fase da prova neste ano tão conturbado, que trouxe consigo muitas questões psicológicas, tanto devido a existência da doença do Corona vírus, quanto da espera pela prova para que pudessem de fato exercer sua profissão, tiveram que lidar com forte pressão   e a ansiedade antes da prova. Pressões essas, mais de cunho interno do que externo.

Fonte: tenor

 

Após a confecção da prova neste domingo passado, nasceu mais um período de pleno domínio das vilãs do pré-prova, a ansiedade e a pressão do aguardo pelo tão esperado resultado.

Neste contexto, os que pressupõem, pela análise do gabarito, que foram significativamente bem, mesmo com uma certa confiança, ainda alimentam aquela ansiedade no fundo do peito, rezando para que saia tudo de acordo com o sonhando.

Já aqueles que acharam que não foram tão bem, pensam em se isolar, desistir, mudar de curso, mudar de profissão e quem sabe, até mesmo, “mudar-se para a praia e viver da arte que a natureza propõe”.

Senhores, chega a ser engraçado, mas a realidade interna de cada um dos examinandos fica muito mexida, tendo em vista que depositam muitas fichas na busca por essa conquista.

E como lidar com isso? Como lidar com a espera pelo resultado? Como lidar com a ansiedade e a pressão do pós-prova?

Essas não respostas fáceis e muito menos prontas, pelo contrário, somos pessoas diferentes que agem de formas diversas nas pressões que a vida apresenta, mas vou passar algumas dicas que funciona pra mim e poderão ajudá-los de certa forma.

Ocupar a mente com objetivos novos ou já traçados

Façam um curso de prática em alguma matéria do direito que gostem, para que ampliem seu conhecimento e ao mesmo tempo alimentem em vocês a especialidade que gostariam de exercer em suas advocacias.

Caso já estejam fazendo um, intensifiquem o estudo, pesquisem mais, se envolvam mais e comecem a falar sobre isto com as outras pessoas, preparando os seus terrenos como autoridades no assunto.

Alimentar o intelecto

Tirem momentos vagos para efetuar leituras de bons livros, não jurídicos, mas ligados a história, política, ciência, romance, dentre outros...

Procurem livros de fácil entendimento para que a leitura se torne macia e interessante.

Tirem um tempo para cuidar de vocês

Cuidem dos seus cabelos, barbas, unhas, pele...

Vocês são suas fachadas, mantenham suas cabeças erguidas e se orgulhem dos passos que já deram até aqui.

Fonte: tenor

Inscrevam-se na próxima prova.

Essa dica vale principalmente para aqueles que acharam que não foram tão bem.

Tecnicamente, a inscrição para a nova prova não trará prejuízo algum, pois caso tenhão uma notícia maravilhosa quando o resultada da prova já feita sair, não precisarão efetuar o pagamento do boleto.

Ou seja, se inscrevam, mas somente efetuem o pagamento do boleto da inscrição após o resultado da prova, assim caso passem estarão tranquilos e caso não passem terão uma nova chance de buscar seus sonhos.

Nada de desistir! A continuidade e a persistência são características de vencedores e você é um vencedor!

Durante toda a nossa vida, temos ganhos e perdas, acertos e erros, sendo que são eles que moldam as pessoas que somos.

O grande segredo do sucesso é a continuidade, a perseguição do objetivo, a luta. Portanto não admita que um receio ou derrota te derrube, persista, estude e passe! A aprovação virá para aquele que se manter na busca.

Fonte: tenor

 

Bom natal e ano novo Oabeiros!