Rotina de estudo equilibrada como se fosse realizar uma maratona

10 DE NOVEMBRO DE 2020 POR GABRIEL PIRES

Os obstáculos na consolidação da rotina de estudos:

No primeiro momento, a rotina de estudos para a prova da OAB parece uma montanha russa, cheia de altos e baixos, já que estamos começando a construí-lo e, muitas das vezes sem saber por onde começar. Nesse sentido, nada melhor que pararmos para nos organizarmos e reestruturarmos os afazeres ao estudarmos com mais eficiência, pensando na rotina como uma maratona, ou seja, de forma estruturada e definida.

 

Fonte: tenor

A rotina enquadrada como uma maratona. Construindo o resultado final aos poucos:

Quando formos pensar em construirmos a rotina de estudos, vamos imaginar que estamos em uma maratona. Como assim em uma maratona!? Como vamos fazer com que a preparação seja parecida com uma maratona? Acalmem seus corações! A explicação está a caminho!

A ideia por trás desse entendimento é até bem simples: A preparação para uma maratona consiste em exercícios diários todos os dias, com a ingestão de líquidos (principalmente de água), alimentação saudável, acordarem cedo para nos exercitar, bem como, se auxiliar, a utilização da meditação para melhorar a concentração. Tal situação serve não só para nos prepararmos para os desafios da vida, como também para realizarmos uma corrida, estudarmos para um concurso público e, no caso do exame da ordem, estudar para a prova da OAB, para que o final da jornada se torne mais tranquilo.

Para que possamos estudar para prova da OAB, assim como na maratona, é necessário nos prepararmos. E como se daria essa preparação? Alguns pontos importantes devem ser considerados para um melhor rendimento, sendo eles:

 1º.  Construa um horário a ser estudo para que a mente comece a se acostumar que todos os dias têm um horário fixo para os estudos, o que torna tal situação cada vez mais natural

2º. Depois desse primeiro ponto acima, organize como os materiais para iniciar a rotina, com a escolha dos materiais de estudo a ser utilizada, por meio de livros (esse indico apenas como uma consulta rápida ao material, caso haja algum ponto que não compreendeu), a compra do Vade-Mecum que seja correspondente a data do edital e Códigos especializados na sua área (essa escolha pode ser feito depois da aprovação na primeira fase), bem como a utilização de vídeo-aula, caso seja necessário, para reforçar os estudos.

3º.  Interessante incluir os exercícios físicos na rotina de estudos, como forma de melhorarmos nossa concentração nos estudos, nos dando tranquilidade e energia para enfrentarmos a maratona de estudos de forma mais leve e sem desgastes.

4º. Outro fator muito interessante e pertinente se dá com a utilização da meditação como meio de nos tranqüilizarmos, já que é por meio dele que sentimos um estado de paz e tranquilidade, uma vez que é pela meditação que melhoramos a concentração e o foco nas atividades que realizamos, principalmente com os estudos,

Utilizo o exercício e a meditação antes de começar a estudar, já que me dá mais autoestima no momento da concentração, me dando mais ânimo para iniciar os estudos, estando bem mais leve e com o estresse reduzido.

Tais atividades me auxiliaram a ter mais foco e concentração, principalmente em momentos de pandemia, as quais os noticiários tanto na televisão quanto nos sites jornalísticos parecem mostrar cada vez mais notícias negativas, fazendo com que me focasse no principal objetivo que é a conquista da carteira da OAB.

Fonte: tenor

 

O que mais importa o resultado final ou a jornada. Sempre foque na construção gradual da rotina para um melhor desempenho:

Mas o que é mais importante? O final da jornada ou a caminhada? Sem dúvida o que nós construímos ao longo da jornada é mais importante, já que é nela que criamos nossa rotina, as técnicas de estudo, organizamos o horário para acordarmos para estudar, para colocar em prática o conteúdo programado, nos alimentamos bem para não termos problemas de saúde futuros, nos exercitamos com o intuito de temos mais vigor para estudar, sendo todas essas dicas para termos um melhor desempenho ao longo da longa caminhada e chegarmos mais fortalecidos e confiantes para a prova.

Ou seja, é a caminhada que nos fornece o caminho para atingirmos o resultado final, e alcançarmos a linha de chegada, que nesse caso é a vermelhinha. Daí o resultado final é atingido com mais facilidade e sem pressa para chegarmos ao objetivo. Nesse sentido, o importante não é o fim, mas o que você constrói para chegar até lá. 

Fonte: tenor

Olha que incrível outro textinho do autor Gabriel Pires

Como fazer com os seus estudos tornem-se mais divertidos?